quinta-feira, 27 de junho de 2013

Será que o Busstar será comercializado no Brasil ?

O último lançamento da Busscar na Colômbia, o Busstar, veículo Double Decker da Fabricante com sede em Joinville(SC) que declarou falência este ano, está rodando pela América Latina. O veículo, foi lançado no mês de Maio, e é muito parecido com o veículo Double Decker da empresa fabricado no Brasil, o Panôramico DD. A Busscar Colômbia S.A, continua produzindo veículos, e inclusive, lançando veículos novos, diferente da sua sede, que está totalmente parada. O Busstar está sendo mostrado para muitos empresários, e está causando grande repercussão, quem saiba, com a volta da fabricante Joinvilense, não veremos um desses aqui ? Ou até mesmo, um desses importados, para grandes empresas do país, que já tiveram veículos DD da Busscar ? São as perguntas que ficam, e aguardamos ansiosamente pela recuperação da mesma.

Texto: Busólogos Brasil

Mascarello chega a marca histórica de 15.000 ônibus produzidos

A Mascarello produz e entrega seu ônibus 15.000, um orgulho chegar a esse número tão expressivo. Com toda certeza essa conquista é mérito de todos os colaboradores.


O cliente que receberá essa unidade é a empresa Expreso Santa Cruz do Chile. Empresa essa que possui 28 anos de história.  Nasceu de um projeto familiar e audacioso , instalando um novo serviço para a comunidade de Santa Cruz e seus arredores. O modelo ROMA 370 foi escolhido para utilização numa região onde o turismo cresce anualmente por conta de seus vinhedos.

Fonte: Mascarello

Agrale produz veículo 100.000º


O 100.000º veículo Agrale foi produzido na fábrica de Caxias do Sul (RS). A unidade histórica é um chassi MA 10.0 com freios ABS para micro-ônibus, adquirido pelo cliente Magnus Isse, operador de transporte coletivo e proprietário das empresas Viação Nova Geração, Viação Pelicano, Viação Primavera e Expresso Assur, de Porto Alegre.  

"Para uma empresa como a nossa, nacional, que começou a fabricar veículos modestamente, a marca de 100 mil veículos é muito emblemática. Do TX 1100 (primeiro caminhão a ser fabricado pela Agrale, em 1982) ao chassi de número 100 mil, entregue hoje, percebe-se que o sonho do líder visionário da Agrale, Francisco Stedile, se tornou realidade. O senhor Magnus Isse e suas empresas representam, de certa forma, todos os clientes da Agrale pela relação de parceria que mantemos”, relatou Hugo Zattera, diretor-presidente da Agrale.

“Foi uma grata surpresa ter sido o comprador do chassi 100 mil, e isso é motivo de orgulho para mim, que aposto na Agrale há 30 anos e adquiri o primeiro chassi de micro-ônibus da empresa. Atualmente, temos uma frota de 46 veículos Agrale, e neles percebemos duas grandes características: baixo custo de manutenção e durabilidade. Fico feliz pelo crescimento da Agrale e por fazer parte da história de 50 anos da empresa”, afirma Magnus Isse.

Fonte: Transpoonline

Mercedes-Benz divulga novos chassis para ônibus.


Durante a Transpúblico 2013, a Mercedes-Benz lançará os chassis para ônibus OF 1721L/59 e OF 1724L/59 comsuspensões totalmentepneumáticas. “A suspensão a ar também passa a ser disponível para os veículos OF com motor frontal”, afirma o diretor de vendas e marketing de ônibus, Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. O executivo ressalta que a versão com suspensão metálica continua em produção. A suspensão pneumática integral para os modelos OF 1721 e OF 1724 atende a uma demanda crescente: “Esse tipo de veículo tem sido cada vez mais requisitado para sistemas integrados de transporte, especialmente nas cidades que vêm implantando soluções de mobilidade urbana, como, por exemplo, o BRT (Bus Rapid Transit)”, diz Barbosa. 

De acordo com a Mercedes-Benz, além de atender ao transporte urbano de passageiros, em linhas troncais dos sistemas integrados, os novos chassis OF 1721L/59 e OF 1724L/59 também são indicados para fretamento contínuo ou eventual e transporte rodoviário de curtas distâncias. Na Transpúblico, a Mercedes-Benz irá expor o OF 1724L/59, ou seja, modelo com suspensão pneumática, e o OF 1721 com suspensão metálica para demonstrar as qualidades e vantagens de casa sistema.

A suspensão pneumática dos chassis OF é formada por bolsões de ar (dois na dianteira, quatro na traseira) e batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura (uma na dianteira e duas na traseira), amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. Ainda de acordo com a montadora, a facilidade e a rapidez de manutenção das suspensões pneumáticas reduzem custos operacionais. 

NOVO CHASSI PERMITE MONTAGEM DE RETARDER 

Suspensão pneumática dos chassis OF usa dois bolsões dianteiros e quatro traseiros. Novo OF 1724 pode ser equipado com retarder eletromagnético Telma.

Por causa da potência e torque fornecidos pelo motor OM 926 LA de seis cilindros, o chassi OF 1724 L/59 permite a montagem de ar-condicionado. O novo OF 1724 também pode ser equipado com retarder eletromagnético Telma. Além do aumento significativo na segurança do veículo e dos ocupantes, o componente propicia economia de pneus e de guarnição dos freios. 

Outro chassi para ônibus com suspensão pneumática que a Mercedes-Benz passa a vender no Brasil é OH 1621L/52, com motorização traseira. Desde janeiro de 2012 o modelo só era exportado, mas agora recebeu as modificações necessárias à tecnologia Euro 5/Proconve P-7 e volta a atender à demanda do mercado nacional.

Fonte: Automotive Business

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Caio apresenta novo visual do Solar


O ônibus rodoviário da Caio Induscar, o Solar, apresenta um novo visual. As novidades ficaram por conta da nova frente, da traseira, da lateral e do salão.A frente nova conta agora com as grades frontais totalmente redesenhadas, com entradas de ar maiores, melhorando a refrigeração do motor. O novo farol é um conjunto óptico único, com características automobilísticas, possuindo uma moderna linha em LED, que funciona como luz de posição. Os retrovisores são mais modernos e maiores, proporcionando maior visibilidade ao motorista. A traseira possui um design novo com as lanternas traseiras em um bloco único, com luzes em LED, e o Break Light maior e mais moderno. 


As linhas gerais e junção de acabamentos das laterais dão maior limpeza visual e harmonia para o novo Solar. O chapeamento lateral foi arredondado na parte inferior (saia) e as aletas para captação do filtro de ar também foram redesenhadas; a porta de acesso possui também um design mais moderno.

O salão conta com novas poltronas, mais confortáveis, além dos itens já tradicionais, como Iluminação em LED que possui maior economia e facilita a manutenção e piso antiderrapante, que dá mais segurança aos usuários, além de ser de fácil limpeza. Possui também, luz de leitura individual e ajustável, trazendo maior comodidade aos passageiros e numeração iluminada, que facilita a localização dos assentos pelos usuários.

O modelo pode ser encarroçado sobre chassis Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen, Volvo e outros. Possui comprimento de 10.500 a 13.200 mm, largura externa de 2.600 mm, e a altura externa de 3.260 e interna de 1.950.

Um dos destaques do modelo é possuir luzes delimitadoras maiores, que realçam a imponência da carroceria, além de melhorar a visibilidade do veículo, pelos outros condutores, no período noturno.

Tem como opcionais o vidro colado ou vidro colado com janela de correr embutida com ou sem transpasse; poltrona deslizante; ar condicionado; calefação; anteparo baixo; bagageiro com proteção de mala; calotas; sanitário; entre outros, gerando um maior conforto para os passageiros.

A Caio Induscar investe em produtos que proporcionam aos passageiros uma viagem tranquila, com conforto e segurança, além de facilidade na manutenção.

Fonte: Caio Induscar

domingo, 9 de junho de 2013

Comil levará novidades a Transpúblico 2013

A Comil Ônibus, encarroçadora Gaúcha, localizada na cidade de Erechim(RS), lançará na Transpúblico, nos dias 03, 04 e 05 de Julho, em São Paulo, um novo veículo.  Até agora, especula-se que seja a remodelação do Versatile. A Comil disponibilizou uma ``imagem´´ do novo veículo, e até agora, só há especulações sobre o que o mesmo é. Ficamos no aguardo da Transpúblico, para ver o veículo.